Uma excelente notícia para quem desenvolve para Web: Hoje Ryan Gavin anunciou no blog oficial do Internet Explorer (em inglês) os planos para implementação de atualizações automáticas silenciosas no IE, começando já em janeiro de 2012 no Brasil e Austrália (isso mesmo, Brasil fará parte do piloto).

Essas atualizações ocorrerão, como o próprio nome diz, de forma automática e silenciosa, sem necessidade de nenhuma intervenção do usuário e possivelmente (pele menos é o que esperamos) sem reiniciar o computador. Esse tipo de atualização já é comum para usuários do Google Chrome.

Mesmo sendo automáticas e sem intervenção, ainda será possível optar por não atualizar (há casos de empresas que têm aplicações que dependem de versões específicas do browser e não podem simplesmente atualizar), ou mesmo remover a atualização e voltar para a versão anterior, mas o padrão agora será a atualização automática para a última versão.

A atualização será para a última versão disponível na plataforma do usuário, ou seja, usuários do Windows XP receberão o IE8 e usuários do Vista e Windows 7 receberão o IE9 (e IE10, quando for lançado).

Agora é esperar que essa atualização realmente diminua de forma substancial o tamanho da base instalada de IE6 e IE7 (e talvez IE8 também, mas não tanto) para que possamos desenvolver sites e aplicações com mais tranquilidade e menos dores de cabeça, além de ajudar a convencer os clientes de que não será mais tão imprescindível suportar versões tão antigas do browser da Microsoft.

versão traduzida para português do post sobre este anuncio