O Visual Studio 2010 tem diversos recursos que estão muito bem escondidos nos seus vários menus e telas de configuração, mas são acessíveis por teclas de atalho. Isso é vantajoso em diversas situações pois pode agilizar a utilização desses recursos mas também pode se tornar uma irritação ou mesmo um problema se você por acaso acionar uma dessas teclas de atalho por acidente e não souber como voltar atrás. Foi o que aconteceu com um colega no trabalho recentemente.

Por acidente esse colega acionou uma tecla de atalho do Visual Studio 2010 que ativa a exibição de caracteres ocultos (white space). Em outras palavras, o Visual studio passou a exibir todos os espaços e marcação de final de arquivo na tela. O resultado foi algo semelhante à imagem abaixo:

Editor de código do Visual Studio 2010 com a opção de exibir caracteres ocultos ativada

Não parece ser algo muito irritante neste exemplo pois há pouco código, mas em arquivos com centenas de linhas de código e em arquivo com html esse modo de visualização é bastante irritante e chega a atrapalhar a produtividade pois polue visualmente a tela. Esse colega passou quase 2 meses trabalhando com essa configuração pois não conseguia encontrar um meio de desfazer e voltar ao modo normal de visualização. Ele chegou inclusive a reinstalar o Visual Studio mas não adiantou pois o instalador não removeu as configurações problematicas.

Hoje eu dei uma pesquisada um pouco mais a fundo e acabei encontrando a solução. A opção do menu para essa configuração se encontra em Edit > Advanced > View White Space e pode ser acionada pela tecla de atalho Ctrl+E, S (que foi o que aconteceu com meu colega).

Menu do VS2010 mostrando a opção Edit > Advanced > View White Space

Mas existe mais um “alerta” aqui: O submenu Advanced só aparece se houver um arquivo de código aberto. Se o seu Visual Studio não estiver com um arquivo de código aberto ou estiver em modo design, esse submenu não aparece e, consequentemente fica impossível achar a configuração apenas explorando a interface do Visual Studio.

Portanto, tome cuidado com as combinações de teclas que usa e não saia digitando teclas aleatórias enquanto estiver pressionando as teclas Ctrl ou Alt, pois você pode acionar acidentalmente uma configuração oculta do Visual Studio ou mesmo executar uma ação indesejada (como fazer um check-in de código incompleto, por exemplo).