Há muito tempo venho acompanhando o fórum de Silverlight do MSDN Brasil, tirando dúvidas e ajudando outros desenvolvedores com problemas. Por ser bastante ativo nesse fórum acabei sendo nomeado como um de seus moderadores, o que me dá acesso para fazer algumas coisas como mover questões, editar e bloquear posts de outras pessoas, marcar perguntas como respondidas, etc…

Após um tempo a gente começa a notar certos padrões, e um que fica bem evidente para quem acompanha fóruns é que a grande maioria das pessoas não sabe usá-los corretamente. Fóruns são uma base de conhecimento com dúvidas e respostas para ser consultada e utilizada em caso de necessidade. Veja como um fórum é normalmente usado:

  • Usuário encontra um problema ou tem uma dúvida
  • Acha o site de fóruns do MSDN (ou qualquer outro)
  • Acha a tela de postar dúvida, preenche a descrição, preenche o título e envia
  • Aguarda uma resposta e depois não volta mais

O que há de errado nesse comportamento? Esse usuário não tirou proveito da ferramenta em vários pontos chave e usou o fórum como se fosse um sistema de suporte.

  1. Esse usuário não pesquisou para ver se a dúvida/problema dele já estava no fórum. Talvez alguém já houvesse passado por isso e ele já conseguisse a resposta na hora.
  2. Ao postar a dúvida ele começou preenchendo a descrição do problema e deixou o título para depois (talvez nem tenha percebido o campo e tenha preenchido só quando a validação da tela informou que era obrigatório). O problema disso é que o título acaba sendo preenchido com qualquer coisa, o que não ajuda para que a dúvida seja encontrada e respondida logo. Há também casos que são ao contrário onde a pessoa faz uma pergunta bem genérica no título e não detalha o cenário na descrição. Não podemos também esquecer dos casos em que a pessoa submete a dúvida no tópico/categoria errada do fórum.
  3. Após ter sua pergunta respondida o usuário muitas vezes simplesmente utiliza a resposta e não atualiza o fórum informando que aquela é a resposta. Na maioria dos casos o usuário só voltará ao fórum se a resposta não resolver o problema dele.

Esse tipo de comportamento é ruim para os fóruns pois acaba gerando informações redundantes, retrabalho e inconsistência nas respostas. Eis como o fórum deve ser usado:

  • Usuário encontra um problema ou tem uma dúvida
  • Acha o site do fórum (MSDN/Stack Overflow ou qualquer outro)
  • Verifica se há uma busca geral e faz uma busca com as palavras chave sobre a questão que tem
  • Se encontrar uma pergunta igual ou semelhante, verifica se ela está respondida e resolve o problema. Se estiver e resolver, vote na resposta para indicar que foi útil. Se não estiver respondida ou não resolver seu problema, poste um comentário ou pelo menos assine a pergunta para poder receber uma alerta por email quando houver atualização.
  • Se a sua dúvida não estiver no fórum ainda, ache a sessão do fórum referente ao assunto da dúvida. Ex.: Se a dúvida de sobre como filtrar uma query no banco de dados, você não deve postar no fórum de Silverlight só porque sua aplicação é feita em Silverlight. Você deve postar sua dúvida no fórum de SQL nesse caso.
  • Coloque a questão central do seu problema no título, da forma mais clara e concisa possível. Quem estiver lendo tem que ser capaz de identificar pelo menos o escopo da pergunta lendo apenas o título. Um título bem feito ajuda para que outras pessoas possam tirar proveito no futuro da solução ao seu problema e também faz com que se obtenha uma resposta mais rápido pois uma pessoa pode simplesmente bater o olho no título e falar “ei, eu sei responder isso”, ao invés de ter que abrir a pergunta e ler a descrição para saber do que se trata. Exemplos de títulos ruims: “Dúvida?”, “Problema com relatório”, “Acesso ao banco”, “Silverlight”, etc…
  • Preencha a descrição da pergunta com mais detalhes sobre o seu cenários. O que você está tentando fazer? Que tecnologias está usando? O que sua aplicação faz? etc. Quanto mais informações você puder passar, mais chances têm de ter uma resposta precisa e rápida. Coloque o que faz sentido no seu caso e que seja útil para quem for tentar responder.
  • Se alguém responder sua questão fazendo mais perguntas ou pedindo mais detalhes, responda assim que puder.
  • Se alguém der uma solução que funcione, marque como resposta para que outros possam tirar proveito.
  • Se ninguém responder e você conseguir resolver o problema, responda você mesmo à questão e marque sua resposta como resposta da questão. Outros usuários vão agradecer.

Quase todas as questões nesses fóruns são respondidas por pessoas como eu e você, não por funcionários da Microsoft (ou da empresa relacionada à tecnologia/fórum em questão). Estamos fazendo isso em nosso tempo livre para ajudar a evoluir nossa comunidade de desenvolvedores e as tecnologias que usamos. Lembre-se disso ao usar os fóruns.

Seguem mais algumas dicas que também podem ser seguidas:

  • Seja educado ao fazer sua pergunta.
  • Seja educado com quem está tentando te ajudar. Lembre que, normalmente, ele não é pago para isso e realmente só quer ajudar.
  • Não use o tópico de uma pergunta para discutir uma técnologia. Abra um novo tópico de discussão
  • Evite fazer mais de uma pergunta em um único tópico
  • Não faça propagandas em fóruns, a não ser que o produto em questão resolva a dúvida de alguem.
  • Se tiver um tempo, contribua com o fórum tentando responder dúvidas de outros usuários.

A comunidade agradece.