A lista de palestras do TechEd Brasil 2010 foi alterada

A lista de palestras do TechEd Brasil 2010 foi alterada ontem devido à ajustes na grade e 2 das minhas palestras mudaram de dia e de horário. Se você já havia montado a sua agenda, vá ao site e atualize.

Tech·Ed 2010

Segue abaixo a grade que montei para mim com as minhas 3 palestras destacadas (as minhas que mudaram de horário estão marcadas abaixo com um * )

segunda-feira, 13/09/2010

  • 13:45 - 15:00 - Dicas, truques do visual Studio 2010 e novas funcionalidades do Visual Basic e C# - João Paulo Clementi, Renato Haddad
  • 15:30 - 16:45 - Desenvolvimento com C# no mundo moderno - Alfred Myers
  • 17:15 - 18:30 - Tudo o que você precisa saber sobre Scrum e Visual Studio ALM em 150 min - Parte 1 - André Dias, Giovanni Bassi
  • 18:45 - 20:00 - Scrum Process Template para TFS 2010: Seja ágil de verdade - Parte 2 - André Dias, Giovanni Bassi

terça-feira, 14/09/2010

  • 09:00 - 10:15 - Novidades e razões para migrar para o Microsoft .Net Framework 4 - Diego Blanco, João Paulo Clementi
  • 10:45 - 12:00 - Meu site anda meio lento... e eu não sei mais o que fazer! - Vinicius Canto Xavier
  • 13:45 - 15:00 - WPF Data-Binding de A à Z - Kelps Leite de Sousa *
  • 15:30 - 16:45 - Implementando Serviços RESTful usando o Microsoft .NET Framework - Israel Aece
  • 17:15 - 18:30 - Aplicações WEB com Silverlight 4 fora do Browser - Djonatas Tenfen, Rogerio Cordeiro
  • ASK the Experts - Mesa de Silverlight (não aparece na grade)

quarta-feira, 15/09/2010

  • 09:00 - 10:15 - Silverlight 4 e Expression Blend 4: Tecnologia e Ferramenta em suas Mãos - Rodrigo Kono
  • 10:45 - 12:00 - Como e onde devo utilizar o Managed Extensibility Framework (MEF) - Rogério Moraes de Carvalho
  • 13:45 - 15:00 - Criando Rich Internet Applications (RIA) com Silverlight 4 e WCF RIA Services - Kelps Leite de Sousa
  • 15:30 - 16:45 - Entendendo a Plataforma de Aplicações do Windows Phone 7 - Galileu Vieira, Luciano Condé
  • 17:15 - 18:30 - Aproveitando ao máximo as ferramentas do Visual Studio 2010 para Silverlight e WPF - Kelps Leite de Sousa *

Infelizmente não será possível assistir a todas a palestras que eu gostaria. Espero que as palestras sejam gravadas esse ano para que possamos assistir depois as palestras que perdermos ao vivo.

Vejo vocês lá!

Lista de palestras do TechEd Brasil 2010 disponível no site

A lista de palestras do TechEd Brasil 2010está disponível no site. Ainda não foi divulgada a agenda com data e hora de cada palestra, então ainda não dá pra saber quais palestras vou conseguir assistir, mas já é possível ter uma idéia do conteúdo desse evento. Como eu já disse em um post anterior, estarei palestrando esse ano sobre 3 assuntos. Para saber mais sobre minhas palestras (ou de qualquer outra pessoa) basta acessar a página de palestras e filtrar por palestrante.

TechEd Brasil 2010 - Palestras

Vejos vocês lá!

Vou palestrar no TechEd Brasil 2010

TechEd Brasil 2010

Este ano eu tive a honra de ser convidado pela Microsoft para apresentar 3 palestras no TechEd Brasil 2010, todas relacionadas com XAML de alguma forma. Eu já participei do TechEd antes, em 2007, fazendo demonstrações de uma aplicação feita em Silverlight 1.1 em uma palestra do João Cabral e outra do René de Paula/Cezar Guimarães, mas esta será a primeira vez que terei minhas próprias palestras.

Abaixo estão os códigos, títulos e descrição provisórios mas minhas palestras:

  • DEV 307 - Aproveitando ao máximo as ferramentas do Visual Studio 2010 para Silverlight e WPF: Construir aplicações em Silverlight ou WPF ficou muito mais simples com o Visual Studio 2010, seja você um novato ou veterano. Nessa sessão serão demonstradas várias novidades das ferramentas para Silverlight e WFP do Visual Studio 2010, assim como dicas e truques para aumentar sua produtividade e diminuir o seu esforço.
  • WEB207 - Criando Rich Internet Applications (RIA) com Silverlight 4 e WCF RIA Services: Facilidade de manutenção, testabilidade, desempenho e segurança podem ser melhorados, entendendo os componentes e as ferramentas, desde que sejam seguidas algumas orientações básicas. Esta sessão utiliza o Windows Communication Foundation (WCF) RIA Services e o Microsoft Silverlight como principais ferramentas para abranger a separação de conceitos entre acesso a dados, camadas de lógica e apresentação, melhores práticas para testes e dicas e truques para obter melhor desempenho através do design.
  • CLI302 - WPF Data-Binding de A à Z: Existem várias maneiras de exibir dados nas suas aplicações com Windows Presentation Foundation (WPF), esta palestra irá demonstrar as melhores práticas de Data-binding e como exibir seus dados em combo boxes, list views e em grids.

O TechEd é o evento técnico de desenvovimento para Windows mais importante do Brasil. Foi lá que, em 2007, conheci o Rodrigo Kono, o Roberto Sonnino e seu XAMLCast, do qual faço parte hoje. O Kono também apresentará no TechEd desse ano, então teremos 2/3 do XAMLCast palestrando no TechEd este ano.

Ainda não saíram as datas e horários das palestras, mas eu divulgarei aqui assim que forem definidas.

Espero vocês lá!

Windows Live Essentials (Wave 4) Beta disponível para download

O Windows Live Essentials Beta (também conhecido como Wave 4) já está disponível para download em http://explore.live.com/windows-live-essentials-beta. Esse download foi anunciado ontem no blog do Windows Live Team.

Para quem não sabe, o Windows Live Essentials é o pacote que agrupa as seguintes aplicações: Messenger, Photo Gallery, Movie Maker, Mail, Live Writer, Family Safety, Sync (substituto do atual Mesh). Mais informações podem ser obtidas em http://windowslivepreview.com/essentials/sync/.

Eu já fiz meu download mas ainda não instalei. Assim que instalar eu posto aqui as minhas impressões.

Update (24/Junho/2010 20:00h): No link acima agora está disponível para download também a versão em Português (Brasil). Na hora que publiquei este post essa versão não estava disponível.

Analytics Framework atualizado para Silverlight 4

Já é notícia um pouco velha (do dia 15/Junho) mas eu achei que valia a pena postar aqui por conta da sua importância e pelo fato de pouca gente conhecer. Michael Scherotter (@synergist) postou uma atualização do Analytics Framwork para Silverlight 4. Para quem não conhece, o Analytics Framework é uma coleção de apis, Behaviors e Actions para integração de aplicações Silverlight e WPF com ferramentas de analytics e trends (como Google Analytics por exemplo).

O framework suporta nativamente uma série de serviços (Google Analytics, Nedstat, Omniture, Webtrekk, etc para citar alguns) e pode ser facilmente extendido. Se você deseja monitorar a utilização da sua aplicação Silverlight deve considerar o uso desse framework.

Alguns dos pontos mais interessantes desse framework estão listados abaixo:

  • Suporta aplicações OOB
  • Funciona mesmo se a aplicação estiver rodando offline (as métricas são salvas e serão enviadas para o servidor quando estiver online)
  • Suporta o uso de mais de um serviço de analytics ao mesmo tempo
  • Não afeta a performance da aplicação
  • Pode ser totalmente configurado no Blend pois é implementado como uma série de Behaviors
  • Suporta testes A/B
  • Suporta protótipos SketchFlow
  • Está integrado no Microsoft Silverlight Media Framework

Para mais informações acesse: