A importância de in-app purchases

Monetização é um assunto que tem ganhado cada vez mais importância nesse nosso mundo agora repleto de app stores. Todas as plataformas de smartphones e até SO de computadores pessoais estão começando a aderir a essa idéia de ter uma loja centralizada como principal ou até mesmo única forma de instalar aplicativos e isso traz benefícios para todos os envolvidos.

[continuar lendo]

Usando css media queries no Windows Phone 7

O desenvolvimento moderno de web sites tem introduzido tantos novos conceitos e abordagens que acaba sendo difícil para uma grande parte dos desenvolvedores se manterem atualizados.

Uma ideia que defendo com muita garra é o desenvolvimento de sites com layout fluído, capazes de identificar e se adaptarem ao dispositivo onde estão sendo exibidos. Já vi diversas tecnicas para atingir este proposito mas a maioria delas normalmente consiste em criar versões mobile do site. Eu não gosto dessa abordagem por alguns motivos:

  • normalmente são hospedadas em urls diferentes da versão “normal”
  • costumam requerer alguma forma de detectar que está em um dispositivo móvel para poder redirecionar para a url da versão móvel
  • reaproveita pouco do desenvolvimento realizado na versão “normal”
[continuar lendo]

Exibir/Ocultar caracteres ocultos no Visual Studio 2010

O Visual Studio 2010 tem diversos recursos que estão muito bem escondidos nos seus vários menus e telas de configuração, mas são acessíveis por teclas de atalho. Isso é vantajoso em diversas situações pois pode agilizar a utilização desses recursos mas também pode se tornar uma irritação ou mesmo um problema se você por acaso acionar uma dessas teclas de atalho por acidente e não souber como voltar atrás. Foi o que aconteceu com um colega no trabalho recentemente.

[continuar lendo]

Atualizações automáticas silenciosas no Internet Explorer a partir de Janeiro/2012

Uma excelente notícia para quem desenvolve para Web: Hoje Ryan Gavin anunciou no blog oficial do Internet Explorer (em inglês) os planos para implementação de atualizações automáticas silenciosas no IE, começando já em janeiro de 2012 no Brasil e Austrália (isso mesmo, Brasil fará parte do piloto).

Essas atualizações ocorrerão, como o próprio nome diz, de forma automática e silenciosa, sem necessidade de nenhuma intervenção do usuário e possivelmente (pele menos é o que esperamos) sem reiniciar o computador. Esse tipo de atualização já é comum para usuários do Google Chrome.

Mesmo sendo automáticas e sem intervenção, ainda será possível optar por não atualizar (há casos de empresas que têm aplicações que dependem de versões específicas do browser e não podem simplesmente atualizar), ou mesmo remover a atualização e voltar para a versão anterior, mas o padrão agora será a atualização automática para a última versão.

A atualização será para a última versão disponível na plataforma do usuário, ou seja, usuários do Windows XP receberão o IE8 e usuários do Vista e Windows 7 receberão o IE9 (e IE10, quando for lançado).

Agora é esperar que essa atualização realmente diminua de forma substancial o tamanho da base instalada de IE6 e IE7 (e talvez IE8 também, mas não tanto) para que possamos desenvolver sites e aplicações com mais tranquilidade e menos dores de cabeça, além de ajudar a convencer os clientes de que não será mais tão imprescindível suportar versões tão antigas do browser da Microsoft.

versão traduzida para português do post sobre este anuncio

Tags: IE