Silverlight 2 beta 1 disponível

Scott Guthrie acabou de anunciar no Keynote de abertura do MIX08 (que está passando agora, ao vivo via streamming, como eu publiquei antes) que o beta 1 do Silverlight 2 já está disponível para download. Siga os links abaixo e divirta-se:

 

Microsoft Expression Blend 2.5 March 2008 Preview

 

Agora não tem mais desculpa para não estudar Silverlight !!

Mais detalhes sobre Silverlight 2 e Expression Blend

O Scott Guthrie postou hoje mais algumas novidades do Silverlight 2, só que dessa vez mais voltado para os designers. Nesse post ele fala sobre o próximo release do Expression Blend 2.5 March preview e seu suporte para Silverlight 2.

Ele faz mais um passo a passo de criação de uma aplicação, mas com o foco no designer que será responsável pelo look and feel. Ele mostra como organizar o layout da tela, quais objetos estão disponíveis e como customizar a aparencia deles. Vale a pena dar uma olhada.

Para quem não aguenta esperar pelo release na próxima semana a dica é tentar fazer  essas aplicações que o Scott está mostrando mas com aplicativos WPF, pois como vimos em um post anterior dele, com apenas 2 ajustes é possível adaptar a aplicação de Silverlight 2 para WPF e vice-versa, então o aprendizado adquirido com certeza não será perdido. Eu já estou fazendo isso.

OBs.: Vale notar que as aplicações demonstradas no blog do Scott estão sendo testadas em Mac, o que mostra que Silverlight é realmente multi-plataforma.

Silverlight não é só para Internet

Entre minhas atividades como coordenador de desenvolvimento estão prever e gerenciar as alocações do time de desenvolvedores. Aqui na AgênciaClick essa previsão é feita mensalmente e a gestão deve ser feita, no mínimo, uma vez pos semana, para apontar possíveis problemas de alocação, ociosidade e orçamento.

Mensalmente é feito um levantamento de todos os projetos ativos e quantas horas aproximadamente cada recurso será alocado em cada projeto. Depois disso, semanalmente são validadas as horas da equipe, com a intensão de verificar as previsões serão cumpridas ou se há algum risco de serem ultrapassadas.

Acontece que esse trabalho de verificar se o andamento do time está dentro do previsto costuma ser feito manualmente, o que não é muito prático. Nós temos um sistema interno capaz de dizer quanto tempo cada um trabalhou em cada projeto, mas não temos nada para comparar essas horas com as previsões.

Então eu pensei, "eu deveria fazer um relatório, listando cada recurso e exibindo as horas previstas, realizadas e estimadas, para me ajudar a prever os riscos". Esse relatório ficaria mais ou menos assim:

 

Recurso

Horas Previstas

Horas Realizadas

Horas Estimadas

Recurso 1

148:00

97:21

147:55

Recurso 2

156:00

105:47

158:11

Apesar de já ser bastante útil e ter a informação que eu preciso, eu tinha que melhorar isso. Então o que eu fiz foi transformar essa informação em um gráfico e implementá-lo em Silverlight 1.1 (para depois migrar para 2.0, é claro). Abaixo tem um modelo de como estou planejando fazer o gráfico. Esse modelo ainda não está fechado mas a ídeia principal já está resolvida.

grafico

A barra verde representa as horas realizadas. A barra branca representa as horas previstas no começo do mês e a barra avermelhada representa as horas estimadas, se o profissional continuar trabalhando na mesma média de horas/dia. Há uma linha pontilhada vermelha que indica a quantidade de horas padrão para o mês em questão, contando os feriados.

A informação no gráfico fica muito mais clara e fácil de assimilar do que na tabela. Quase que instantaneamente é possível perceber se alguém vai estourar a previsão ou não, ou  quais pessoas irão fazer horas extras no mês.

Este, com certeza, será apenas o primeiro de muitos outros gráficos de apoio que serão feitos por aqui e eu espero que sirva de exemplo assim como lembrete de que usabilidade não vale apenas para sites e campanhas. No final das contas o seu usuário final pode ser você mesmo.

Até o próximo post.

Tags: Silverlight

Streaming de Keynote do MIX 2008 ao vivo

Ray Ozzie - Chefe de Arquitetura de Software, Scott Guthrie - Vice Presidente da Plataforma de Desenvolvimento .NET e Dean Hachamovitch - Gerente Geral responsável pelo Internet Explorer farão o Keynote de abertura do MIX08, no dia 05/03/2008 ás 9:30 AM Pacific Time.

O que será interessante sobre isso é que esse keynote será transmitido ao vivo pelo site do www.visitmix.com.

Como eu não vou poder estar lá, já coloquei na minha agenda : Quarta-feira, 05 de março de 2008 às 14:30, horário de Brasília. Quem quiser pode adicionar na agenda do Outlook, baixando este arquivo que eu disponibilizei no skydrive.live.com.

Tags: MIX08

Novidades sobre Silverlight 2.0

Scott Guthrie publicou na última sexta-feira em seu blog uma série de artigos sobre as novidades do Silverlight 2.0 Beta 1, que deve ser lançado na semana que vem durante o MIX. Esta foi a primeira divulgação concreta sobre algumas das novas funcionalidade e mudanças do Silverlight, desde que foi anunciada a mudança de 1.1 para 2.0 no final do ano passado. Até agora o que tinhamos era apenas algumas informações do próprio Scott sobre o que estava previsto para a versão 2, mas ainda com um certo fundo de incerteza e sem nenhuma publicação de prints ou trechos de código.

No total ele publicou 8 artigos mais um post inicial de introdução que devem ser lidos na sequência, formando uma espécie de passo a passo para as novas funcionalidades.

Quem leu o meu post anterior sobre Silverlight viu alguns dos problemas que eu tive quando estava desenvolvendo a aplicação de Test Drive Virtual que foi apresentada no TechEd 2007. Uma feliz novidade que para mim, ao ler o texto de Scott, foi saber que a versão 2.0 não está limitada a WebServices em JSON e também não tem mais problemas com cross domain. Ele cita no post que a partir da versão 2 haverá suporte nativo para REST, WS*/SOAP, POX, RSS, HTTP, sockets e corss domain, o que já torna o meu post anterior obsoleto, mas vale o aprendizado.

O suporte a cross domain é feito da mesma forma que se faz hoje com aplicativos Flash. No servidor onde está o serviço deve haver um arquivo que contém as definições do que pode ser executado remotamente e por quem. Não há maiores detalhes sobre o formato do arquivo ainda mas ele disse que o Silverlight também suporta o arquivo utilizado pelo Flash (crossdomain.xml) além do seu próprio, ou seja, todos os serviços que podem ser utilizados hoje por aplicações Flash também poderão ser utilizados por Silverlight, sem nenhuma mudança.

Para quem quiser mais detalhes, segue abaixo a lista de links para os artigos que o Scott publicou. Assim que a versão beta for publicada eu vou postar mais detalhes e alguns testes.

Até a próxima.