Service Pack 1 para Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5

Fiquei um bom tempo sem publicar nada mas pretendo colocar meus posts em dia, e vou começar pela novidade de hoje, vinda da Microsoft.

Foi lançada a versão RTM do Service Pack 1 para o Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5. Este primeiro service pack trás, além de diversas correções de segurança, correções de bugs e melhorias de performance tanto do .NET Framework 3.5 quanto do Visual Studio 2008, algumas novidades como o suporte para desenvolvimento de Class Library, Web Application e Silverlight utilizando Visual Web Developer Express.

Agora é possível desenvolver aplicativos Silverlight ou mesmo soluções ASP.NET em várias camadas utilizando uma ferramenta gratuita e de alto nível. Não sei se há alguma restrição quanto ao tipo de desenvolvimento que pode ser feito (se pode ser utilizado para aplicativos comerciais), mas de qualquer forma Acabei de confirmar na FAQ sobre as versões Express do Visual Studio e não há nenhuma restrição de uso (pergunta 7), portanto não há mais desculpa para não aprender e utilizar essas novas tecnologias.

Quem já tiver instalado algum hotfix do Visual Studio 2008 deve rodar o hotfix cleanup antes de instalar o SP1.

Quem já tem o Microsoft Silverlight Tools Beta 2 for Visual Studio 2008 precisará atualizá-lo depois que instalar o SP1.

Abaixo estão os links necessários.

Já estou instalando no meu computador.

Se houver algum link errado ou quebrado, é só me avisar.

Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5 SP1 Beta

No último domingo, a Microsoft disponibilizou a primeira versão pública beta do Service Pack 1 para o Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5. Esse Service Pack contém uma série de correções e melhorias de performance que foram reportadas à Microsoft desde o lançamento do VS2008 e do .NET 3.5. Este Service Pack ainda está em versão beta, portanto deve ser instalado com cautela e ainda não é recomendado para instalação em máquinas críticas (como sites em produção).

Scott Guthrie publicou um post explicando algumas das mudanças e novidades dessa atualização. Abaixo tem um resumo das novidades que mais me chamaram a atenção:

  • Suporte de intellisense páginas de ASP clássico. Ainda há bastante gente dando manutenção em páginas ASP que sentiu falta desse recurso do VS2008.
  • Melhorias de performance no Designer e no editor de código fonte de páginas web. Em fevereiro foi lançada uma atualização com diversas melhorias de perfomance, que acabaram sendo incluídas neste Service Pack, junto com outras melhorias e correções feitas posteriormente.
  • System.Web.Routing. Para quem já está brincando com ASP.NET MVC, essa biblioteca já é conhecida. Agora ela fará parte do .NET Framework 3.5, a partir da instalação do SP1.
  • Suporte para desenvolvimento de Bibliotecas (Class Libraries) e Web Applications no Visual Web Developer Express Edition. Essa é uma melhoria muito importante pois vai permitir que desenvolvedores Open Source ou iniciantes possam trabalhar com desenvolvimento web utilizando uma ferramenta free, sem ter que abrir mão de recursos mais "avançados" como referência de projeto. Também é importante pois vai permitir que a versão Express possa ser utilizada para desenvolvimento de aplicativos ASP.NET MVC (que são Web Applications, não Web Sites) e Silverlight.

Há muitas outras correções e novidades, incluindo funcionalidades de WPF, WCF, AJAX, ADO Entities, LINQ, e muito mais. Vale a pena dar uma lida do post do Scott Guthrie para conhecer melhor esse pacote. Mas é importante não esquecer que ainda é uma versão beta.

Scott Hanselman também publicou um post falando sobre este Service Pack 1 Beta e que riscos sua instalação pode trazer. É outra leitura obrigatória para quem estiver interessado em fazer o teste.

Silverlight na prática - DeepZoom

Em teoria tudo é muito bonito, mas é quando se põe em prática que vemos quando as novidades são realmente boas ou não. O René de Paula acabou de postar um excelente exemplo prático de uso do Silverlight com DeepZoom. O exemplo é um poster que mostra para onde vão os impostos dos americanos. Vale dar uma olhada para se inspirar....

Interessante também que o site original está em PHP, mostrando que não é obrigatório hospedar a aplicação em um site .NET.

Para onde vai o imposto dos americanos... em DeepZoom :) (post do René)

Silverlight DeepZoom - DAT09 - Wallstats - The Art of Information (link original)

Tags: Silverlight

Atualização de Código Fonte do ASP.NET MVC

Sei que estou devendo um post sobre os meus testes com o ASP.NET MVC, mas tenho estado mais ocupado do que eu esperava ultimamente. Enquanto isso, vale uma lida nas últimas informações postadas por Scott Guthrie e Phil Haack.

Scott Guthrie

Phil Haack

Tags: MVC ASP.NET