Já não deve mais ser novidade mas eu vou postar assim mesmo (não pude publicar este post antes pois estava viajando e sem acesso à internet desde quinta-feira). Parte da previsão que fiz na quarta-feira se concretizou nesta última sexta-feira, 10/Julho, pois foi lançada a versão final (RTW) do Silverlight 3.

image

Demos de novas funcionalidades do Silverlight 3

Eu disse que apenas parte da previsão de concretizou pois a versão que foi lançada do Blend 3 é a RC (Release Candidate) e não a versão final. Mesmo assim, a espera não será grande pois já foi anunciado que a versão final será lançada nos próximos 30 dias.

Há muitas novidades nesta última versão do Silverlight 3, como pode ser visto no post do Scott Guthrie a respeito do lançamento, mas há também algumas boas surpresas escondidas como por exemplo suporte nativo ao mouse wheel (chega de assinar eventos javascript!) em todos os controles, assim como a definição do tamanho inicial da janela para aplicações out-of-browser (esses 2 recursos não existiam ainda na versão Beta).

Ainda hoje eu devo publicar um post detalhando um pouco melhor as novidades. Enquanto isso, atualizem seus computadores com as novas versões (se não tiverem feito isso ainda) e comecem a explorar.

Abaixo estão os links para download:

Silverlight 3 Tools para Visual Studio 2008 + plugin Silverlight 3 + SDK

Silverlight Toolkit (que adiciona diversos controles)

Expression Blend 3 RC + Sketchflow

Documentação do Silverlight 3