Este ano eu tive a oportunidade de participar do TechEd 2007 sem ser apenas espectador.

Tudo começou quando o João Cabral, diretor de tecnologia da AgênciaClick, foi convidado pelo René de Paula para apresentar um case de Silverlight. A idéia era que desenvolvessemos uma aplicação utilizando Silverlight e levassemos para o pessoal toda a experiência por trás desse desenvolvimento e a importância de criar interfaces ricas para o usuário.

Tendo isso como base, eu fiquei responsável por estudar e desenvolver a solução que seria apresentada. Devo dizer que para mim essa foi uma esperiência muito gratificante pois não é todo dia que se tem a oportunidade de trabalhar com uma tecnologia tão nova e interessante.

Desde o início do projeto até sua apresentção no TechEd transcorreu aproximadamente 1 mês. Desse período, 3 semanas foram dedicadas à pesquisa, testes, provas de conceito e definição do que seria desenvolvido. No final foi decidido que seria feita uma segunda versão do testdrive virtual do Fiat Punto, mas dessa vez com a possibilidade de convidar os amigos do Live Messenger para participar do testdrive com você.

Para a apresentação no TechEd foi planejado um protótipo que contemplou o seguinte:

  • - Criar um novo testdrive.
  • - Efetuar login no Live Messenger, pelo site, para convidar amigos para o testdrive.
  • - Tela do testdrive mostrando o vídeo e com funcionalidade de chat entre os participantes.

Foi definido que o protótipo seria feito utilizando o release Silverlight 1.1 Alpha por possibilitar o desenvolvimento utilizando .NET além do Javascript.

Agora a parte mais interessante, o desenvolvimento, foi o que mais me impressionou. Foram necessários apenas 4 dias para desenvolver o protótipo inteiro, do zero. A produtividade que se ganha utilizando o Expression Blend e desenvolvendo em .NET é absurda. Para desenhar a interface do testdrive foram necessárias apenas 6 horas!!!!

Não é a toa que a apresentação foi um sucesso. Aliás, o sucesso foi tão grande que eu fui convidado pelo Cézar Guimarães para mostrar o aplicativo na apresentação dele também. Várias pessoas me procurarm ao longo do evento com dúvidas e mostrando interesse na aplicação, o que me deixou muito satisfeito.

Para quem não pôde ir ao TechEd ou não assistiu à essas palestras, segue abaixo alguns links para posts contendo fotos e pequenos vídeos das palestras e também para um podcast onde o René, o Cézar e eu falamos um pouco sobre tudo isso.

Blog do René de Paula

No próximo post vou publicar um passo a passo para desenvolver uma aplicação em Silverlight 1.1 utilizando web services e hospedada em um site ASP.NET 2.0.