O Silverlight 4 RTM já está disponível para download.

O runtime do Silverlight 4 tem apenas 6 Mb. Em comparação, o Silverlight 3 tinha 4,7 e o Silverlight 2 tinha 4,77 (sim, o Silverlight 2 era maior que o Silverlight 3).

O Silverlight 4 Tools do para Visual Studio 2010 também está disponível para download no mesmo site. Se você pretende desenvolver aplicações utilizando Silverlight 4, este é o download que você deve fazer. Ele tem aproximadamente 30 Mb e é composto dos seguintes pacotes:

  • Runtime do Silverlight 4 RTW para desenvolvimento
  • SDK do Silverlight 4 RTW
  • Tooling para Visual Studio 2010 RTM (ferramentas e templates de projeto)
  • WCF RIA Services Release Candidate (com licença go-live)

Por conter a versão Release Candidate do WCF RIA Services, o Silverligth 4 Tools para Visual Studio 2010 também está marcado como RC, mas isso não significa que ele não esteja pronto para ser utilizado em produção. Prova disso é que o WCF RIA Services RC vem com licença go-live, que significa que já pode ser utilizado publicamente e terá suporte da Microsoft. A versão RTW do WCF RIA Services e, consequentemente, do Silverlight 4 Tools deve ser lançada ainda nesse semestre.

Também foram liberados hoje o Silverlight 4 Toolkit – Abril 2010 e o Expression Blend 4 Release Candidate. A versão final do pacote Expression Studio 4 também deve ser lançada ainda nesse semestre, mas não há nenhuma data definida. Vale lembrar que o upgrade do Expression 3 para o 4 será gratuito, portanto, se você não tem ainda não precisa esperar sair a próxima versão. Pode comprar agora.