14 maio, 2008

Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5 SP1 Beta

No último domingo, a Microsoft disponibilizou a primeira versão pública beta do Service Pack 1 para o Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5. Esse Service Pack contém uma série de correções e melhorias de performance que foram reportadas à Microsoft desde o lançamento do VS2008 e do .NET 3.5. Este Service Pack ainda está em versão beta, portanto deve ser instalado com cautela e ainda não é recomendado para instalação em máquinas críticas (como sites em produção).

Scott Guthrie publicou um post explicando algumas das mudanças e novidades dessa atualização. Abaixo tem um resumo das novidades que mais me chamaram a atenção:

  • Suporte de intellisense páginas de ASP clássico. Ainda há bastante gente dando manutenção em páginas ASP que sentiu falta desse recurso do VS2008.
  • Melhorias de performance no Designer e no editor de código fonte de páginas web. Em fevereiro foi lançada uma atualização com diversas melhorias de perfomance, que acabaram sendo incluídas neste Service Pack, junto com outras melhorias e correções feitas posteriormente.
  • System.Web.Routing. Para quem já está brincando com ASP.NET MVC, essa biblioteca já é conhecida. Agora ela fará parte do .NET Framework 3.5, a partir da instalação do SP1.
  • Suporte para desenvolvimento de Bibliotecas (Class Libraries) e Web Applications no Visual Web Developer Express Edition. Essa é uma melhoria muito importante pois vai permitir que desenvolvedores Open Source ou iniciantes possam trabalhar com desenvolvimento web utilizando uma ferramenta free, sem ter que abrir mão de recursos mais "avançados" como referência de projeto. Também é importante pois vai permitir que a versão Express possa ser utilizada para desenvolvimento de aplicativos ASP.NET MVC (que são Web Applications, não Web Sites) e Silverlight.

Há muitas outras correções e novidades, incluindo funcionalidades de WPF, WCF, AJAX, ADO Entities, LINQ, e muito mais. Vale a pena dar uma lida do post do Scott Guthrie para conhecer melhor esse pacote. Mas é importante não esquecer que ainda é uma versão beta.

Scott Hanselman também publicou um post falando sobre este Service Pack 1 Beta e que riscos sua instalação pode trazer. É outra leitura obrigatória para quem estiver interessado em fazer o teste.