Fiquei um bom tempo sem publicar nada mas pretendo colocar meus posts em dia, e vou começar pela novidade de hoje, vinda da Microsoft.

Foi lançada a versão RTM do Service Pack 1 para o Visual Studio 2008 e .NET Framework 3.5. Este primeiro service pack trás, além de diversas correções de segurança, correções de bugs e melhorias de performance tanto do .NET Framework 3.5 quanto do Visual Studio 2008, algumas novidades como o suporte para desenvolvimento de Class Library, Web Application e Silverlight utilizando Visual Web Developer Express.

Agora é possível desenvolver aplicativos Silverlight ou mesmo soluções ASP.NET em várias camadas utilizando uma ferramenta gratuita e de alto nível. Não sei se há alguma restrição quanto ao tipo de desenvolvimento que pode ser feito (se pode ser utilizado para aplicativos comerciais), mas de qualquer forma Acabei de confirmar na FAQ sobre as versões Express do Visual Studio e não há nenhuma restrição de uso (pergunta 7), portanto não há mais desculpa para não aprender e utilizar essas novas tecnologias.

Quem já tiver instalado algum hotfix do Visual Studio 2008 deve rodar o hotfix cleanup antes de instalar o SP1.

Quem já tem o Microsoft Silverlight Tools Beta 2 for Visual Studio 2008 precisará atualizá-lo depois que instalar o SP1.

Abaixo estão os links necessários.

Já estou instalando no meu computador.

Se houver algum link errado ou quebrado, é só me avisar.