Scott Guthrie publicou ontem em seu blog algumas novidades do ASP.NET MVC que deverão aparecer no próximo release CTP do ASP.NET 3.5 Extensions, previsto para a semana do MIX08.

Para quem não sabe, O ASP.NET MVC é uma implementação da Microsoft para o padrão de desenvolvimento MVC (Model, View Controller), que visa criar uma separação clara entre as responsabilidades de cada camada de um aplicativo (Model representa o modelo de dados, o View representa a camada de apresentação e o Controller é o responsável por coordenar a lógica do aplicativo e integrar o Model com o View). Há um excelente artigo na edição 07 (Fevereiro/Março) da revista Mundo .NET comparando o Monorail (framework MVC open source) e o ASP.NET MVC com o modelo de desenvolvimento WebForms.

Segue abaixo algumas das novidades divulgadas:

1-Possibilidade de implantar em servidor, uma aplicação utilizando ASP.NET MVC, utilizando a pasta bin para o System.Web.Mvc.dll, ou seja, sem precisar executar o setup do MVC no servidor.

2-Melhorias na infraestrutura de roteamento de urls.

3-Melhorias na integração com o Visual Studio 2008 e suporte para teste unitário utilizando NUnit, MBUnit e XUnit.

4-Remoção da obrigatoriedade de uso do atributo [ControllerAction].

5-Suporte para injeção de código de interceptação utilizando uma nova funcionalidade chamada "Filter Attributes".

6-Inclusão de todos HTML Helpers que foram disponibilizados separadamente, após o último release.

7-Melhorias de design do código visando maior extensibilidade e testabilidade.

8-Disponibilização do código fonte. O código fonte de todo esse framework será disponibilizado para debug, assim como já se faz hoje com uma boa parte do .NET Framework. Além disso, será disponibilizada também uma versão para download que poderá ser compilada e alterada, para aquele que encontrarem algum problema e não quiserem esperar pela correção no release seguinte.

As expectativas e impressões sobre esse novo framework da Microsoft estão bem altas, sendo que até o líder do projeto Monorail (Hamilton Verissimo) foi consultado pelo time de desenvolvimento para dar seu feedback.

Em breve eu devo publicar alguns dos meus ensaios com o MVC e as minhas impressões até o momento. Até lá nos resta esperar pelo próximo release.